O Plano Pessoal de Vida (PPV)

Ao chegares aos Caminheiros és convidado a crescer até te tornares um adulto completamente responsável pelo que faz, e que se guia pelos princípios de cidadania e da sua fé. Terás agora que refletir sobre como desempenhar o teu papel, começando por analisar cuidadosamente tudo aquilo que constitui a tua vida: a família, os amigos, a escola, o emprego, Deus, o namoro, as tuas relações contigo e com os outros…

Em função das tuas conclusões deves registar os objetivos que delineaste para a tua vida. Deverás registar as pequenas metas, projectos a longo prazo e grandes sonhos, para que sempre que os atinjas possas indicar que alcançaste. Se o teu PPV estiver concebido de um modo coeso e com pequenos trajetos na direção dos grandes sonhos, rapidamente começarás a ficar mais próximo destes. É passo a passo que se constrói o teu futuro.

O PPV é, por isso, a ferramenta que te ajuda a definir o teu caminho para a Felicidade, sem te deixar esquecer das metas que traçaste e onde poderás ir acrescentando outras que te pareçam importnates para atingires o teu objetivo final. Devagar, com o cumprimento das tuas metas e o trabalho no desenvolvimento da tua fé estarás a aproximar-te cada vez mais do ideal do Homem-Novo!

O Teu PPV é pesoal, mas deverás partilhá-lo em parte. Deverá por isso ter uma parte aberta, onde deverão estar bem visíveis os objectivos educativos a que te propões, assim como as acções concretas que vais realizar para os cumprires. Esta parte será partilhada com o Chefe de Clã e o restante Clã, uma vez que poderão existir objectivos comuns com outros caminheiros, na mesma fase de caminhada – tornando-nos a todos simultaneamente ‘actores’ e ‘observadores’ – e assim mais responsáveis uns pelos outros dentro do Clã; o conjunto de todos os PPV’s dos caminheiros servirá de base à Carta de Clã, precisamente por enquadrar uma vivência posta em comum.

O PPV terá também uma parte fechada, onde estarão os teus objectivos mais íntimos e que não queres partilhar por estarem ainda longe de ser alcançados. Deverás discutir esses sonhos com um adulto da tua confiança, provavelmente o teu Chefe de Secção, que te possa orientar no sentido de os alcançares.

Sempre que te parecer adequado deverás rever o teu PPV, adequando as tarefas, objetivos e metas no sentido da prossecução do grande sonho.