A progressão do Caminheiro mede-se pelo seu grau de maturação enquanto como indivíduo se vai transformando no Homem Novo, capaz de servir a sua comunidade. O Sistema de Progresso da IV Secção, tal como nas restantes consiste em 4 etapas que um elemento percorre ao longo do seu percurso na Secção. Em cada etapa receberás uma insígnia que identificará em que etapa te encontras. Deverás compreender o sistema de progresso que te permitirá cumprir os objectivos a que te propões e escolher os teus trilhos, maximizando aquilo que queres aprender e as apostar que fazes para o teu desenvolvimento pessoal.

A tua adesão ao Clã começa quando buscas o Caminho. Um caminheiro faz caminho, de vara em punho e rumo a um horizonte por ele definido, ultrapassando dificuldades e obstáculos, fazendo as opções necessárias para atingir o seu objetivo. Nesta etapa do teu percurso, estejas tu a entrar para o CNE ou a entrar para a IV Secção, vindo dos Pioneiros, vais começar a perceber o que se espera de um Caminheiro. É aqui que deves começar a escrever o teu projecto pessoal de vida (PPV). Quando o Caminho estiver claro e souberes o como desejas participar no Clã e na Comunidade, então estarás pronto para fazer a tua promessa, através da qual ficarás vinculado(a) ao Clã.

O Clã ajudar-te-á nessa etapa de Comunidade. A união e o companheirismo vivenciados no interior do Clã são sempre bons aliados para uma jornada que não se espera fácil; em comunidade, partilham-se alegrias e dificuldades, ganham-se forças e vive-se a solidariedade.

Em busca do Homem Novo assumirás a missão de Serviço. O lema do Caminheiro é "Servir". O desapego e a vontade de ajudar o próximo e a Comunidade, em geral, são características do Caminheiro que já se assumiu como tal.

Por fim chegará a Partida. Fim de um percurso, inicio de outro. O despedir sentido aos que ficam, um olá convicto aos que nos esperam do outro lado do escutismo. Nesta última etapa do teu percurso, ser-te-á proposto algo diferente: um Desafio de serviço aos outros. Um projecto elaborado por ti, onde prestes um serviço durante 3 a 6 meses, preferencialmente, fora do movimento.

Acabaste o teu percurso na secção e no Escutismo. Espera-se que estejas preparado para a vida adulta, apetrechado com as ferramentas e valores que foste adquirindo na tua passagem pelo escutismo e, principalmente, nesta secção dos caminheiros. Por isso mesmo, serás validado pelo teu Clã para assumires o teu papel na Sociedade. Far-te-ão uma cerimónia formal de partida.

Depois, poderás continuar a dar o teu contributo para o movimento, enquanto Dirigente, ou então optar por fazer caminho noutras direcções.

Decide bem, pois achamos que atingiste a plenitude de Homem Novo...