O Uniforme

Até à promessa apenas é necessária a t-shirt vermelha dos pioneiros e, no inverno um pólo "Scout".

 

Logo que faças a tua promessa de caminheiro poderás usar o teu uniforme completo, o qual poderá ser adquirido na Tesouraria do Agrupamento ou em qualquer uma das lojas escutistas que compõem o Depósito de Material e Fardamento do CNE. Em média, um uniforme novo completo custa cerca de 45 euros.

Vejamos então de que é composto o uniforme.

No braço direito deverás ter (cima para baixo) o distintivo de Agrupamento, insígnias de atividades (facultativo e máximo de duas) e as insígnias de especialidades.

No peito do lado direito da camisa por cima do bolso colocam-se (quando aplicável) as insígnias das noites de campo e a insígnia mundial de conservação da natureza e sobre o bolso direito a insígnia comemorativa do triénio.

No peito do lado esquerdo coloca-se acima do bolso da camisa a insígnia "Portugal" e, quando for caso disso, pode ser usada uma insígnia de ligação e a cabeça de lobo se esta tiver sido atribuída;  na pala do bolso da camisa por cima do botão, a insígnia de função na Equipa e sobre o bolso da camisa coloca-se o distintivo da Promessa. Podem ainda ser usadas outras condecorações oficiais por cima de todos os símbolos, quando tal for aplicável.

No braço esquerdo usam-se (de cima para baixo), a insígnia triangular que identifica a Tribo do Clã a que pertences, as insígnias de progresso que te vão identificando desde que iniciaste o Caminho até chegares à Etapa da Partida (quando aplicável são substituídas pela insígnia de Cavaleiro da Pátria), e os símbolos das secções por onde já passaste que, no caso dos caminheiros, poderão ser a I Secção (Lobitos), a II Secção (Exploradores), a III Secção (Pioneiros) e a IV Secção (Caminheiros).

O uniforme é ainda composto por calções azuis escuros, com o cinto de couro oficial do CNE.

Os sapatos deverão ser de cor escura (preto, azul escuro ou castanho).