São Jorge

São Jorge é o patrono do nosso Grupo Explorador (OSN565).

São Jorge é considerado o santo patrono da cavalaria e foi imortalizado no conto em que mata um dragão para salvar uma cidade do seu terror.

De acordo com a lenda, tudo terá ocorrido em Syle´n, uma cidade da Líbia, onde existia um enorme dragão cuja pele não era perfurada nem por lanças e nem por espadas e cujo hálito venenoso podia destruir uma cidade inteira. Todos os dias o dragão exigia o sacrifício de uma bela donzela e todas as meninas da cidade haviam sido mortas, excepto a filha do rei, Sabra, que seria sacrificada no dia seguinte ou dada em casamento ao campeão que matasse o dragão.

São Jorge decidiu que tinha que salvar a princesa e quando amanheceu partiu para o vale onde o dragão costumava encontrar-se, lutou com ele e matou-o enterrando a lança na garganta do monstro. O rei que não queria a filha casada com um cristão, tentou que os seus homens matassem São Jorge à traição, mas ele conseguiu salvar-se e casou com Sabra.

São Jorge representa a pureza da luta por ideais e, por isso, além de ser o patrono da nossa Expedição, é o padroeiro de Inglaterra, de Portugal e da Catalunha e ainda o padroeiro do Escutismo a nível Mundial.