O Progresso

Estás a começar um novo percurso, onde és tu que escolhes o teu caminho. Deves, com a ajuda do teu Guia e da tua equipa de animação, compreender o sistema de progresso que te permitirá cumprir os objectivos a que te propões. Depois, escolhes o teu percurso, segundo aquilo que tu mais queres aprender e onde achas que deves apostar para crescer mais e melhor.

Durante o tempo que vais estar nos Exploradores, tens de crescer em seis áreas de desenvolvimento, a saber: Física, Afectiva, Carácter, Espiritual, Intelectual e Social. Para te lembrares das áreas de desenvolvimento basta lembrares-te que as suas iniciais constituem a palavra FACEIS. O teu desenvolvimento será feito em quatro etapas. Em cada etapa receberás uma insígnia que identificará em que etapa te encontras.

Durante o Apelo, sentirás que na vida há algo que nos chama a deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos. Este é o apelo à força da vida, à solidariedade, à vontade, à educação e à entreajuda. Um apelo que vem de cima, que vem do alto. Quando o sentires estarás pronto para fazer a tua Promessa de escuteiro. Com o teu compromisso tornar-te-ás verdadeiramente um escuteiro.

Aqui inicias a Aliança que nas insígnias de progresso está representada pelo nó de escota, que representa muito mais que um simples nó. Representa um nó entre duas partes, distintas na sua essência mas que procuram firmeza na união. É assim que funcionarás com a tua patrulha.

Com o tempo descobrirás o teu Rumo. Terás claro que queres seguir o caminho do bem. A tua vida tem uma direcção e, mais que isso, um sentido. Tem rumo, rumo que permite avançar sem medo, embora com cautela, olhando de frente para o horizonte.

Em determinado momento começarás a pensar no que queres fazer com a tua vida. Será a tua viagem de Descoberta. Descobrir o caminho que temos que seguir nem sempre é fácil. Requer maturidade, empenho, persistência. Requer também a reflexão sobre como o Senhor está sempre presente na nossa vida e sobre o modo como queremos abraçá-lo, pois essa é sem dúvida a nossa maior descoberta. Com o princípio da descoberta de ti mesmo estarás pronto para a passagem para a III Secção (Pioneiros).