PioFaro IV

Entre 11 e 13 de janeiro de 2013 realizou-se na cidade de Faro, o PioFaroIV, que contou com a participação de todos agrupamentos da cidade (98-São Pedro, 1172-São Luís, 1324-Sé) e também com o 1201 da Conceição de Faro, o 1330 de São Brás de Alportel e ainda os Grupos 77 e 166 da Associação de Escoteiros de Portugal.

Com um imaginário tendo como herói o Nilton, foi uma atividade que serviu para fortalecer a fraternidade escutista, quer entre os agrupamentos do concelho e de São Brás de Alportel, quer entre as duas associações de escu(o)teiros portugueses.

As actividades começaram no final do dia 11, por volta das 22h, na Escola EB2,3 Joaquim Magalhães, em Faro, que foi o local de acantonamento durante as duas noites seguintes.

Na primeira noite todos apresentaram a história do seu agrupamento e houve convívio e partilha de experiências.

O Dia 12 foi um dia longo. Depois de acordar e do pequeno almoço, foi dada a informação de que iria desenvolver-se um jogo de cidade que serviu para que os escuteiros ficassem a conhecer melhor a cidade de Faro. Como diziam alguns "há aqui sítios que nem julgávamos existir". Em cada local as equipas tinham que tirar uma fotografia "artistica" e nalguns locais tiveram atividades específicas.

Às 15h, houve uma concentração na Pontinha para fazer vários jogos e lanchar.

Depois, as equipas regressaram à escola para preparar o jantar.

Após o jantar houve o fogo de conselho e, como sempre, foi a melhor parte do acampamento.

Os escuteiros aprenderam músicas e jogos com a AEP e vice-versa e, após duas horas de animação, o fogo de conselho chegou ao fim.

Dia 13 de manhã, o último dia da actividade, houve eucaristia na igreja de St. António e depois houve o concurso de culinária que consistia em utilizar uma cataplana que correu muito bem a todas as equipas.

No fim do almoço cantou-se a canção do Adeus e foi anunciado o vencedor da atividade, a patrulha do grupo 77.

Parabéns a todos os intervenientes.