O Progresso

O Escutismo é uma atividade em que o crescimento do indivíduo se faz promovendo compreensão sobre o mundo que nos reodeia, o auto-conhecimento e a nossa relação com Deus.

Dentro de cada Secção existe um Sistema de Progresso. O Sistema de Progresso consiste em 4 etapas que um elemento percorre ao longo do seu percurso na Secção. Em cada etapa receberás uma insígnia que identificará em que etapa te encontras. Com a ajuda do Guia e da equipa de animação, deverás compreender o sistema de progresso que te permitirá cumprir os objectivos a que te propões e escolher os teus trilhos, maximizando aquilo que queres aprender e as apostar que fazes para o teu desenvolvimento pessoal.

Após a etapa da Adesão, que também é chamada de Desprendimento, em que aprenderás a dar valor ao essencial da vida, porque isso nos torna puros. A capacidade de nos desprendermos do supérfluo e de absorvermos princípios de humanidade e humildade só nos poderá trazer felicidade. No final estarás apto para fazer a tua promessa e assumires os teus compromissos com a tua equipa de pioneiros.

Passarás então para a etapa do Conhecimento, em que, gradualmente, irás construir bases para o teu futuro. Tomarás consciência de que, o que aprendemos sozinhos e com os outros será importante para o resto da nossa vida.

Depois será a etapa da Vontade de ser mais e melhor. Nessa fase buscarás em ti a força que permite romper e irromper, quebrando o aparentemente fechado com vida nova.

Por último, na etapa da Construção, tendo já plena consciência das tuas capacidades e do teu potencial, fortalecido na tua fé, começarás a desenvolver a tua ação de construtor da Igreja. Ao chegares a este ponto atingiste a maturidade dos Homens adultos. No entanto, será apenas agora que começará a tua caminhada em busca da capacidade de partilhar o melhor de ti mesmo com os outros, para que possas atingir o paradigma do Homem Novo a que almejam os camnheiros na IV Secção.