Faca de Mato ou Navalha

Uma faca é uma ferramenta fundamental na vida do campo do escutismo. Por esse motivo, deve ser bem comprada e bem cuidada.

Quando comprares a tua faca de mato, verifica se o cabo é resistente, se não se solta ou tem folgas e se a faca está bem equilibrada. Para verificares se a faca está bem equilibrada, tenta precisamente equilibrar a faca em cima de um dedo, colocando este no início da lâmina, mesmo junto ao cabo.

Normalmente as facas de mato já são vendidas com uma bainha. Se a tua não tiver, deves arranjar-lhe uma o mais depressa possível. Podes sempre decorar a bainha da faca com motivos escutistas que te permitam identificar a faca como tua.

Cada vez se utilizam navalhas em vez da faca de mato, uma boa alternativa são uns canivetes multifunções chamados canivetes suíços que foram inventados em 1891, para o exército suíço O exército suíço pretendia, para uso exclusivo dos seus soldados, um canivete que fosse resistente, versátil, leve e fácil de transportar. Inventaram então um modelo de canivete que contém diversas funções. Existem canivetes suíços de diversos tipos, sendo que os mais simples além de dois modelos de lâmina de canivete, têm saca-caricas, saca-rolhas e um palito.