Froissartage - O que é?

O Froissartage é uma técnica cujo nome deriva do nome do seu criador, o dirigente francês Michel Froissart, que escreveu mais tarde um livro que o descreve intitulado "Frossartage.Grand jeu dans la Nature", publicado pela editora Chiron (desenho da capa à esquerda).

Esta técnica escutista de construção de instalações no campo, foi desenvolvida por Michel Froissart, na altura em que era  Comissário Distrital dos Scouts de France em Fontainebleau, em 1930.

Recorre a práticas camponesas utilizadas na construção de ferramentas, carros de animais ou móveis.

Esta técnica, que não utiliza parafusos, nem pregos, é baseada no princípio da montagem com encaixes e entalhes.

Usada no mundo escutista, o froissartage revela o respeito pela natureza, e é usada principalmente para construir móveis de acampamento passíveis de ser desmontáveis e reutilizáveis, ou que podem ser deixados no acampamento.pois como as ligações não são feitas  com cordas duram muito tempo.

O froissartage utiliza as técnicas de montagem de encaixes de madeira com pinos e recorre a ferramentas manuais rudimentares de fácil manutenção  e transporte. As principais ferramentas são: a faca, o machado, o trado, o berbequim manual ou o arco de pua, a serra, a plaina (de tanoeiro), o maço, o formão e a goiva.

O princípio da froissartage é usado ainda hoje nos acampamentos de escuteiros. É útil para trabalhar diretamente os barrotes, para fazer instalações de campo.